O Prefeito

SOBRE JOSÉ UCHOA DE AQUINO LEITE

José Uchôa de Aquino Leite nasceu no dia 16 de janeiro de 1981 na cidade de Fortaleza – CE. É filho de Otávio Leite Sobrinho e Maria José Aquino Leite. Seu vínculo com Alagoa Nova se deu pelo pai que é alagoanovense e que já foi vereador e prefeito do município por mais de 10 anos.

Desde criança, Aquino acompanhava o pai em vários eventos municipais. Cresceu no meio político, e no ano de 2000 as circunstâncias o levaram a ser o candidato a prefeito de Alagoa Nova pela primeira vez, o que concretizou sua entrada na política. Como não conseguiu se eleger na sua primeira candidatura, continuou disputando o cargo nas eleições posteriores, ganhando o pleito no ano de 2016.

Aquino possui formação em técnico em telecomunicações pela Escola Técnica Redentorista (ETER), é Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tem especialização em Administração Pública pela UNINTER e Especialização em Liderança e Gestão Pública pela IDP.

ATRIBUIÇÕES DO PREFEITO

Dentre as atribuições do prefeito, estão:

  • Desenvolver as funções sociais da cidade e garantir o bem estar dos seus habitantes;
  • Organizar os serviços públicos de interesse local; Proteger o patrimônio histórico-cultural do município;
  • Garantir o transporte público e a organização do trânsito;
  • Atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e anseios;
  • Pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques; Promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial;
  • Buscar convênios, benefícios e auxílios para o município que representa;
  • Apresentar projetos de lei à câmara municipal, além de sancionar ou vetar;
  • Intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com intuito de beneficiar a população local;
  • Zelar pelo meio ambiente, pela limpeza da cidade e pelo saneamento básico;
  • Implementar e manter, em boas condições de funcionamento, postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças;
  • Arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma;
  • Planejar, comandar, coordenar e controlar, entre outras atividades relacionadas ao cargo.