O Vice-Prefeito

SOBRE JOÃO BATISTA ALVES DE LIRA

João Batista Alves de Lira nasceu no dia 20 de agosto de 1977 em Pocinhos. É filho de Antônio Rodrigues de Lira e Iracema Alves de Lira. Apesar de ser pocinhense, João possui o título de cidadão alagoanovense.

Com a seca que assolava a região do sertão, João veio para em Alagoa Nova junto de sua família no ano de 1982. Firmavam morada no sítio Titara e lá trabalharam com agricultura. A formação básica de João se deu nas escolas municipais e o ensino médio na estadual.

Em 1993, João foi morar em Campina Grande. Trabalhou em lava-jato, em transporte alternativo e como moto-taxi. Em 2005, abriu sua primeira loja, a Ideal Veículos, e se tornou um grande empresário. Voltou para Alagoa Nova em 2009, e em 2010 começou sua trajetória na política apoiando candidatos.

Em 2012, João decidiu entrar de vez na política se lançando candidato a vice-prefeito ao lado de Aquino, onde conseguiu chegar ao cargo ganhando o pleito em 2016.

ATRIBUIÇÕES DO VICE PREFEITO

Na hierarquia do Executivo municipal, o vice-prefeito é o segundo. Ele assume as funções do prefeito caso este tenha o mandato cassado ou precise se ausentar por motivo de viagem ou licença. Discutindo e definindo em conjunto as melhorias para o município, o vice deve auxiliar na administração enquanto o prefeito está em exercício. O vice-prefeito fica responsável por tarefas administrativas de auxílio, durante o pleno exercício do prefeito. Desde que esteja dentro da descrição inicial do cargo, o prefeito pode delegar funções e responsabilidades para essa pessoa.