Início Turismo
Pontos Turísticos
Locais para refeição

Locais para refeição

Restaurante Lá em casa – Rua Odilon Lima: 83 981999521

Restaurante Sabor da Terra – Sítio Cruz, próximo ao Portal da Cidade: 83 981239595

Restaurante Santa Edwirges – Bairro Mário Lima, próximo ao Estádio “Geraldão”: 83 999794307

Almir Bar – Rua Manoel Tavares: 83 981050916

Costinhas Bar – Rua Manoel Tavares: 83 981171940

Restaurante Laranjeiras – Rua Odilon Lima: 33651378

Restaurante Sabor Caseiro – Avenida São Sebastião: 83 981614344

Restaurante Dona Berna – São Tomé: 83 981819474

Restaurante e Fazenda Maranata – São Tomé: 83 981855650

Restaurante Vovó Maricota – São Tomé: 83 981456886

Restaurante Pesque e Pague São João – São Tomé: 83 981535915/ 83 981223118

Restaurante Fazenda Lyngo Lyngo - Sítio São José: 83 981820438

Igreja Matriz de Santa Ana

Igreja Matriz de Santa Ana

Igreja Matriz de Santa Ana

Barragem “Nova Camará”

Barragem “Nova Camará”

Construída entre os anos de 2000 e 2002, a Barragem de Camará guarda lembranças tristes para várias cidades do brejo, em 2004 parte da sua estrutura cedeu, desabrigando várias famílias e causando a morte de 6 pessoas.
O fato ganhou repercussão nacional, tendo que ser solicitada ajuda no Ministério da Integração na ação de assistência as famílias.
Após uma longa briga judicial, a obra foi retomada e reinaugurada em 2016, a espera do seu potencial máximo para que a água possa chegar as cidades por ela abastecidas.
Turismo
Na parte turística o local é bastante visitado para a prática de trilha, caminhada, ciclismo e rapel, atraindo vários apaixonados pelo esporte. Durante as trilhas para chegar até o local o visitante pode contemplar o contato direto com natureza, ruínas de engenho e ladeiras íngremes.

Caldeirões

Caldeirões

Distante cerca de 5km da zona urbana, os “Caldeirões”, como assim ficou conhecido o local, estão localizados na divisa entre Alagoa Nova e Esperança, mais precisamente no Sítio Ribeiro, tendo destaque para sua formação rochosa.
Turismo
Contendo gravuras rupestres, a grande formação rochosa chama atenção por sua extensão e por deformações com variadas formas, devido a ação da correnteza do Rio Riachão, afluente do Rio Mamanguape e que deságua na Barragem “Nova Camará”.

Portal Pedro Moreno Gondim

Portal Pedro Moreno Gondim

Quem chega a Alagoa Nova tem que passar pela beleza arquitetônica do Portal na entrada da cidade, este que leva o nome de Pedro Moreno Gondim, alagoa-novense e ex-governador.
A influência para a construção do portal vem do período dos engenhos, sendo as colunas duas chaminés ou como popularmente chamam, “bueiros”, acima uma moenda, peça presente no maquinário dos engenhos, no entorno os bancos no formato de moenda com uma calçada para a prática da caminhada.

Praça Santa Ana

Praça Santa Ana

Praça Santa Ana

Parque da Lagoa “Manoel Pereira”

Parque da Lagoa “Manoel Pereira”

O Parque da Lagoa teve sua urbanização iniciada no ano de 1998, foi um trabalho persistente e minucioso, o local que segundo historiadores servia de descanso para os tropeiros que vinham de outras cidades e aproveitavam a passagem por Alagoa Nova, para descansarem e dar água aos cavalos, burros e mulas que naquele tempo serviam de transportes para os fardos de algodão, produtos agrícolas e especiarias que eram comercializadas do sertão para o agreste.
Conhecida também por 'Lagoa de Joca Patrício' , o local antigamente guardava lendas como : a 'Mãe D'água', a bola de fogo, os gritos no pé-de-cajá e o famoso quebra-osso.

Cachoeira

Cachoeira

Situada na zona rural de Alagoa Nova, a Cachoeira da Boa Vista fica cerca de 8km distante da zona urbana do município.
Com uma vasta mata ao redor, a Cachoeira tem uma queda d’água de aproximadamente 50 metros, tornando o local o ponto certo para o encontro de trilheiros e turistas. Além do rapel quem visita o local é contemplado com várias trilhas, e uma vista exuberante da mata ao seu redor.

Engenhos

Engenhos

Engenho Olho D'água "do apogeu da cana-de- açúcar ao esquecimento histórico".

Na metade do século XX o município de Alagoa Nova viu melhores dias com o apogeu da cana de açúcar e contou com vários engenhos, um deles o olho d’agua, o mais próximo da cidade.

O engenho pertencente ao senhor Mário Lima, produzia bastante rapadura e aguardente e os produtos eram vendidos no próprio engenho e parte era comercializada em Campina Grande.
Só concorria com a produção do engenho olho d’agua os engenhos da cidade de Areia, que também produziam cachaça e rapadura em quantidade. Vendendo inclusive para Campina Grande, Massaranduba, Esperança e região.

O engenho era símbolo do progresso, da agricultura canavieira, empregou muitas pessoas, a rapadura e aguardente eram os carros-chefes e contribuíam com a renda do município, atualmente o engenho está em ruínas, aguardando um projeto para reforma e recuperação total do seu interior.
Atualmente o prédio está em ruínas, aguardando o levantamento para o projeto de reforma e revitalização do local.

São João | Período – Junho

São João | Período – Junho

Aguardando descrição...

Festa da Galinha e da Cachaça | Período – Agosto

Festa da Galinha e da Cachaça | Período – Agosto

Aguardando descrição...

Rota Cultural – Caminhos do Frio | Período – Agosto

Rota Cultural – Caminhos do Frio | Período – Agosto

Aguardando descrição...

1 2

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support